Trilhas sonoras em festival, lançamento de curtas mineiros, mostra feminista, a ditadura na tela, Festival de Brasília

© 2016 CINEMATÓRIO

Segunda edição do Festival Musimagem



Como bons cinéfilos que somos, sabemos que a trilha sonora tem importância vital para um filme. A relação entre a projeção de imagens e a música é um dos pontos mais importantes para contar uma história. Mas muitas vezes desconhecemos os autores dessas trilhas, como é o processo de criação e outros detalhes. Com o intuito de valorizar e dar maior visibilidade ao trabalho dos compositores musicais do audiovisual, começa nesta quinta-feira, 22/09, a segunda edição do Musimagem, festival dedicado exclusivamente à música para imagem, que vai até dia 25/09, em Belo Horizonte. O festival terá workshops, mesas de debate e grupos de trabalho para aprofundar discussões e todas as possibilidades de crescimento profissional e mercadológico para o compositor de música original.

A abertura, às 19h30, traz concerto e bate-papo com o compositor francês Bruno Coulais, convidado especial desta edição, vencedor do 37th Annie Awards na categoria Música em Produção de Recursos pelo filme “Coraline e o Mundo Secreto”. E na sexta-feira, 23/09, a Orquestra Ouro Preto se junta ao Coro Madrigale, grupo de cantores de Belo Horizonte regido pelo Maestro Arnon Oliveira, para interpretar músicas originais do cinema e da televisão. Ouvidos atentos! Abaixo, a trilha de “Coraline” para quem quiser relembrar:

Serviço
Festival Musimagem
De 22 a 25 de setembro de 2016
CCBB BH: Praça da Liberdade, 450 – Funcionários, Belo Horizonte – MG
Entrada gratuita. Obs.: Para assistir aos concertos é necessário retirar senha com 1h de antecedência.
Programação e mais informações aqui.

Música de “No Silêncio do Céu” em streaming

E por falar em trilha sonora, a música original do filme “No Silêncio do Céu”, de Marco Dutra, composta por Guilherme Garbato e Gustavo Garbato, foi lançada em plataformas digitais como iTunes, Spotify, Deezer, entre outras, para acompanhar a estreia do filme nos cinemas brasileiros, que acontece nesta quinta, 22/09. Além das músicas da trilha, é possível ouvir material inédito que não permaneceu na versão final da obra.

Para acessar os áudios, basta inserir o nome do filme nos campos de busca das plataformas. Boa iniciativa, essa, não? Espero que seja copiada por outros lançamentos do cinema brasileiro.

Ao todo são 14 faixas compostas, 7 delas gravadas com piano e orquestra de cordas. As demais variam de formações simples como voz e violão a um quinteto de jazz. Segundo a assessoria de imprensa, foram usados como referência compositores como Bernard Herrmann (que fez trilhas para Hitchcock) e Jonny Greenwood (guitarrista do Radiohead e colaborador do cineasta Paul Thomas Anderson).

Essa é a segunda vez que os irmãos Garbato trabalham com Marco Dutra. A primeira foi no trabalho anterior do diretor, “Quando Eu Era Vivo”.

Curtas mineiros

"Querido Excêntrico"
“Querido Excêntrico”

Através do  “Cine 104 Mostra: o cinema de BH” temos uma boa oportunidade para conferir nossa produção audiovisual local. Na terça-feira, dia 27 de setembro, haverá mais um lançamento de curtas belo-horizontinos, a partir das 20h e com entrada gratuita. A sessão será seguida de debate com os realizadores.

Os filmes da programação são: “Querido Excêntrico” (8 min), de Juacêni Abreu; “PARISk” (28 min), de João Diniz; e “A Causa é Legítima – A Batalha da Alfândega é o Direito à Cidade” (40 min), de Ricardo Pessetti.

Serviço
[Cine 104 Mostra: o cinema de BH] Lançamento de Curtas
27 de setembro de 2016
Horário: 20 horas
Cine 104: Praça Ruy Barbosa 104 – Centro, Belo Horizonte – MG
Entrada gratuita.
Programação e mais informações aqui.

Traga Seu Filme

Também com o conceito de valorizar e facilitar o acesso à produção nacional, o Cine Humberto Mauro abre espaço para cineastas brasileiros para a exibição de seus filmes através da mostra permanente Traga Seu Filme. Dia 28 de setembro, quarta-feira, às 19h, será a última sessão de “Profissão: Fotógrafo”, documentário de Rogério Costa, que reúne 21 fotógrafos de Belo Horizonte, dividindo suas experiências e reflexões críticas sobre a profissão.

E na sexta-feira, dia 29, acontece o lançamento de “Encontro das Águas”, a partir das 19h30, filme de Mestre Negoativo, Zaíra Pires e Flávia do Santos, que acompanha a jornada de duas mulheres negras belo-horizontinas durante os preparativos para as cerimônias civil e religiosa de seu casamento. Após a sessão, haverá bate papo com as idealizadoras.

Serviço
Traga Seu Filme
28 e 29 de setembro de 2016
Cine Humberto Mauro: Avenida Afonso Pena, 1.537 – Centro, Belo Horizonte – MG
Entrada gratuita.
Mais informações aqui e aqui.

Filmes do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

Também no Cine Humberto Mauro, acontecerá a exibição dos filmes indicados às categorias do Voto Popular da 15ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, entre os dias 23 e 28 de setembro. No total, 18 filmes foram indicados pela Academia Brasileira de Cinema, divididos nas categorias Melhor Longa-Metragem de Ficção, Melhor Longa-Metragem Documentário e Melhor Longa-Metragem Estrangeiro.

Oito filmes concorrem a Melhor Longa de Ficção. São eles: “A História de Eternidade”, “Ausência”, “Califórnia”, “Casa Grande”, “Chatô – O rei do Brasil”, “Que horas ela volta?”, “Sangue Azul” e “Tudo que Aprendemos Juntos”. A votação está aberta ao Júri Popular desde o dia 9 de setembro e segue até o dia 4 de outubro pelo site oficial da academia. Vote lá você também!

Serviço
Filmes do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro
23 a 28 de setembro de 2016
Cine Humberto Mauro: Avenida Afonso Pena, 1.537 – Centro, Belo Horizonte – MG
Entrada gratuita.
Programação e mais informações aqui.

Noite de Cinema

O Noite de Cinema consiste na exibição de filmes em sessões públicas e gratuitas, em Belo Horizonte, com veiculação de títulos nacionais que retratam a diversidade da cultura brasileira. No próximo sábado, 24/09, serão apresentados no Centro Cultural Venda Nova (CCVN) os curtas-metragens produzidos pelos alunos do curso de formação em audiovisual oferecido pelo projeto, além da exibição do documentário “Cidade de Deus – 10 Anos Depois”, de Cavi Borges e Luciano Vidigal.

Na abertura de cada edição, é realizada uma intervenção cultural com intuito de proporcionar às pessoas presentes mais acesso à cultura. Nesta, haverá o espetáculo “Uma Dança” do grupo Gestos de Dança, entre outros artistas da cultura hip-hop . Cinema e música mais uma vez mostrando sua relação tão íntima e culturalmente enriquecedora.

Serviço
Noite do Cinema
24 de setembro de 2016
Horário: 19 horas
Centro Cultural Venda Nova: Rua José Ferreira Santos, 184, Novo Letícia – Venda Nova, Belo Horizonte – MG
Entrada gratuita.
Mais informações aqui.

Mostra de cinema feminista

"Libertem Ângela Davis
“Libertem Ângela Davis”

O MIS Cine Santa Tereza, também em Belo Horizonte, recebe a Mostra de Cinema Feminista – Corpo, Interseccionalidade e Democracia, no próximo final de semana. No dia 24/09, sábado, a sessão começa às 17h com o documentário “Ela é bonita quando está brava”, de Mary Dore, sobre o movimento feminista americano entre os anos de 1966 a 1971 e as principais questões suscitadas pela luta histórica das mulheres. Às 19h, será exibido “As Sufragistas”, de Sarah Gavron.

Após o primeiro filme, haverá debate com o tema “Feminismo, democracia, interseccionalidade”, com Dirlene Marques (coordenadora da Rede Feminista de Saúde-BH e professora da FACE/UFMG) e Tayane Lino (psicóloga, doutoranda em psicologia social na FAFICH/UFMG). A mediação estará a cargo da Dr. Rosália Diogo (professora, pesquisadora e coordenadora do Festival de Arte Negra- FAN.)

No domingo, 25/09, a programação segue com “Habeas Corpus”, de Débora Diniz e Ramon Navarro, “Uma História Severina”, de Débora Diniz e Eliane Brum, e “Libertem Ângela Davis”, de Shola Lynch. Também haverá mais um debate e a sessão do terceiro filme será apresentada por Jozeli Rosa, advogada e integrante do Coletivo Negras Ativas.

Serviço
Mostra de Cinema Feminista – Corpo, Interseccionalidade e Democracia
24 e 25 de setembro de 2016
MIS Cine Santa Tereza: Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza, Belo Horizonte – MG
Entrada gratuita.
Mais informações aqui.

A ditadura na tela

Ainda no MIS Cine Santa Tereza, entre 28 e 30/09, entrará em cartaz a V Mostra A Ditadura na Tela – Especial Biografias, com histórias de personagens que enfrentaram o período de  governo militar no nosso país. Serão exibidos os filmes “Osvaldão”, sobre a trajetória do mineiro de Passa Quatro, campeão de boxe, que se transformou em comandante da Guerrilha do Araguaia;  “Em busca da Iara”, que relata a trajetória de Iara Iavelberg, que apesar de ter uma situação financeira confortável, decidiu abandonar a família e investir na luta armada; e “Enquanto a tristeza não vem”, que tem o compositor Sérgio Ricardo expondo sua visão acerca da história do Brasil de JK aos nossos dias, salientando, sobretudo, os descaminhos da cultura brasileira a partir do golpe militar de 64.

Serviço
V Mostra A Ditadura na Tela – Especial Biografias
28, 29 e 30 de setembro de 2016
Horário: 19h30
MIS Cine Santa Tereza: Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza, Belo Horizonte – MG
Entrada gratuita.
Mais informações aqui.

49º Festival de Brasília

Crédito: Rodrigo Nunes
Crédito: Rodrigo Nunes

E saindo de Minas temos o 49º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que teve sua abertura ontem com o curta-metragem “Improvável Encontro”, de Lauro Escorel e o longa “Cinema Novo”, de Eryk Rocha. Ao todo serão 40 filmes a serem exibidos em toda a sua programação. A cerimônia de premiação será no dia 27/09, mas o encerramento, no dia 28/09, terá o filme “Baile Perfumado”, de Paulo Caldas e Lírio Ferreira, para celebrar os 20 anos da produção e a retomada do cinema pernambucano.

Com curadoria de Eduardo Valente, a mostra competitiva tem 9 longas e 12 curtas. Produções de todas as regiões do Brasil vão disputar o Troféu Candango e prêmios no valor de R$ 340 mil. Já a Mostra Brasília exibirá seis curtas e médias-metragens e seis longas que vão concorrer a R$ 200 mil em prêmios.

Uma novidade a partir desta edição é a criação da Medalha Paulo Emílio Salles Gomes, intelectual responsável pela criação do festival, que estaria completando 100 anos. A medalha homenageará uma personalidade do cinema brasileiro e este ano será dada ao crítico de cinema de origem francesa Jean-Claude Bernadet.

Serviço
49º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
De 20 a 27 de setembro de 2016
Programação completa e mais informações aqui.

Até o próximo Transmissor! Siga também o Cinematório no Instagram e confira uma #DicaCinéfila todo dia!